Visita técnica da Conab: aprendizado e resultados
Enquanto a Companhia Nacional de Abastecimento levou conhecimento aos produtores rurais do município, SEMA apresentou os resultados da retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Município
Publicado em 12/09/2019 17:43
Enquanto a Companhia Nacional de Abastecimento levou conhecimento aos produtores rurais do município, SEMA apresentou os resultados da retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Município
Mais do que dar dicas e orientações aos produtores rurais da Agricultura Familiar, a visita técnica realizada na manhã desta quinta-feira (12), no auditório da Prefeitura, com a presença da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), serviu para mostrar a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – retomado pela gestão atual em 2018, após oito anos de paralisação.
Dentre os destaques, podemos citar que, entre mais de 5 mil cidades de todo o Brasil, Valadares é uma das que possui Banco de Alimentos regulamentado pela Rede Brasileira dos Bancos de Alimentos. Vale ressaltar que menos de cem municípios contam com esse banco de alimentos homologado.
E não para por aí: nossa cidade ainda conta com três projetos que estão classificados do 1º ao 20º lugar em Minas Gerais dentro dos critérios de classificação da Conab.
E mais: a Feira de Agricultura Familiar, que antes contava com 21 feirantes agora tem 41.
Visita técnica com treinamento
A fim de fazer com que os produtores rurais tenham mais conhecimento sobre o PAA, a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), convidou um representante da Conab para orientar os produtores rurais dos distritos de Brejaubinha, Penha do Cassiano e Córrego dos Prazeres, bem como os representantes dos conselhos municipais de Assistência Social (CMAS), de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); das secretarias municipais de Assistência Social (SMAS) e de Meio Ambiente (SEMA); do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e entidades assistenciais. “Fui secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais e minha equipe e eu nos preocupamos muito com a diversidade dos produtos e também em trazer oportunidade para os produtores rurais. E o PAA vem para isso, garantir a venda dos produtos cultivados pelos agricultores. Estaremos sempre apoiando o meio rural, que é tão importante”, declarou o prefeito André Merlo.
Na ocasião, foram abordados assuntos como: os beneficiários fornecedores; termo e compromissos do beneficiário fornecedor; infrações previstas, dentre outros. O momento foi também de tirar dúvidas. “Este encontro é para tratarmos do Programa de maneira bem direta. Por isso, sempre defino o PAA como sendo renda para quem produz e comida na mesa de quem precisa; porque na prática é assim que funciona”, Disse o técnico da Conab, Samuel Pacheco.
Davino de Souza é um dos pequenos produtores que comercializa cana-de-açúcar para lanchonetes da cidade. Graças à orientação dos técnicos da Prefeitura e também da Emater, passou a produzir rapadura e broa de fubá com melado. E agora a fábrica dele já recebeu inspeção sanitária e seus produtos vão fazer parte da merenda escolar em 2020. E o produtor rural não para de sonhar: quer comercializar seus produtos em outros municípios. “Desde que a Prefeitura retomou o PAA, minha vida melhorou demais. Recebo apoio, incentivo e aprendo através de visitas, palestras e orientações. Conhecimento nunca é demais; ouço aqui e coloco em prática na minha plantação e tem dado certo”, explicou ele.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Ivan Fialho, a Prefeitura de Valadares vem trabalhando justamente para dar melhores condições aos produtores rurais. “Incentivar a agricultura familiar e trazer conhecimento para nossos produtores rurais são pontos essenciais. Por isso, a Prefeitura tem esse cuidado de promover encontros como esse”, disse o secretário.
PAA
O programa PAA/Conab Compra com Doação Simultânea (CDS) é executado pela SEMA, através do Departamento de Abastecimento/Banco de Alimentos de forma setorial com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social