Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos abre comemorações pelo Dia Mundial da Alimentação
Comemorações prosseguem esta semana com diversas atividades e atendimentos de saúde e orientação nutricional ao público durante a Feira da Agricultura Familiar e Feira Livre no Vila Isa, dias 20 e 21, respectivamente
Publicado em 18/10/2023 17:15 - Atualizado em 18/10/2023 17:28
Lasanha de abobrinha e brownie de inhame. Receitas apetitosas para celebrar o Dia Mundial da Alimentação em Valadares. E o que isso tem a ver? Muito além das receitas está a origem dos ingredientes utilizados, que foram cedidos pelo Banco de Alimentos do município. Aqueles que seriam descartados das bancas dos comércios, mas que, ricos em valor nutricional, passaram por todo um processo de avaliação criteriosa, separação e sanitização, com a supervisão de uma equipe de profissionais multidisciplinar do Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Abastecimento (SEMA).
Assim, a Prefeitura, por meio da SEMA, juntamente com o SESC/MESA BRASIL e a Universidade Federal de Juiz de Fora campus avançado de Governador Valadares (UFJF/GV), marcaram na última segunda-feira (16) a celebração da data no município. Com um público formado por representantes das 28 entidades socioassistenciais atendidas atualmente pelo Banco de Alimentos de Valadares, uma oficina de receita com aproveitamento integral de alimentos foi realizada na sede do Banco de Alimentos, no bairro Vila Isa. Acadêmicas do curso de Nutrição da UFJF, com o apoio da equipe SESC/MESA Brasil, responsável pelo projeto das oficinas, ensinaram, “ao vivo”, aos presentes, as receitas. Numa aula interativa, voluntárias das entidades colocaram a mão na massa e aprovaram a ideia e as receitas.
Uma das voluntárias foi a Viviane, que coordena o Serviço de Convivência do Instituto Nosso Lar. Segundo ela, atualmente, a demanda por atendimento pela instituição é muito grande, e nisto está a importância do Banco de Alimentos de Valadares. “Termos o apoio e esse acesso ao Banco de Alimentos de Valadares é termos a certeza de que a maioria das famílias que assistimos terá algo na mesa, serão abastecidas. Ao recebermos, repassamos esses alimentos e também utilizamos parte deles para beneficiar as crianças que atendemos na instituição na alimentação”, disse.
Outro participante da oficina foi o coordenador executivo da Associação Santa Luzia, Fabrício Otávio. Segundo ele, o Banco de Alimentos é importante para a instituição porque os alimentos recebidos representam um custo a menos para a entidade, que sobrevive de doações. “E, como temos uma nutricionista na instituição, conseguimos fazer o reaproveitamento de grande parte do material que recebemos”, explicou.
Política pública efetiva
Secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Valadares, Ivan Fialho lembrou o tema mundial deste ano para a data: “Água é vida, água é alimento”. Com isso, frisou que, num processo educativo como a oficina, que propõe o melhor uso dos alimentos, seja no processamento ou beneficiamento, estamos combatendo também o desperdício da água. E citou como exemplo que, “para cada quilo de banana que a gente coloca na fruteira e é desperdiçado, temos uma perda de 500 litros de água”.
Nesse contexto, o secretário justificou a importância que assumem as ações integradas, a oficina de Receita com Aproveitamento Integral dos Alimentos, por exemplo, como parte do programa municipal de Segurança Alimentar, cumprindo o que determina o prefeito André Merlo, desde o início de seu primeiro mandato. “Estamos efetivando mais uma política pública na área da Segurança Alimentar e Nutricional; uma política de educação que vai desde a produção sustentável, a alimentação saudável, o consumo consciente e o uso racional dos recursos naturais, preservando o meio ambiente como um todo”, ressaltou.
Os exemplos, segundo Ivan Fialho, estão por toda a área rural do município e mesmo na cidade. “Com esse programa integrado definido pelo prefeito para ser executado, cuidamos da preservação das nascentes, da recuperação de áreas delegadas, da produção da agricultura familiar, do incentivo a práticas sustentáveis, da arrecadação e até a distribuição de alimentos ao público, seja nas feiras livres, na feira da agricultura familiar, ou no Restaurante Popular, que hoje atende mais de 800 pessoas diariamente, com uma refeição subsidiada ao valor de R$2,15; além do Banco de Alimentos que arrecada e distribui alimentos atendendo 3 mil pessoas por semana”, exemplificou.
Parceiro estratégico para a viabilização desta política pública, o SESC/Mesa Brasil, além da arrecadação de alimentos e logística para a distribuição, atua também com cronogramas mensais de oficinas educativas no aporte para o aproveitamento integral desses alimentos. Assistente de Serviço Social no Sesc, Walquíria de Souza Medeiros Ferreira informou que são várias as oficinas em parceria com o Banco de Alimentos de Valadares, potencializando a política pública de Segurança Alimentar e Nutricional no município. “São toneladas de alimentos arrecadados que não estão mais para a venda, mas que mantêm um valor nutricional ainda muito bom e que seriam desperdiçados, mas que reaproveitamos com o Banco de Alimentos e a distribuição entre as entidades. E, com as oficinas, as pessoas aprendem como aproveitar e a importância do alimento, que não é lixo porque ainda tem muito valor nutricional”, comentou.
O Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, foi escolhido para coincidir com o dia de criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. E foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial.
Mais programação nos dias 20 e 21 de outubro
As atividades preparadas pela SEMA e seus parceiros em comemoração pelo Dia Mundial da Alimentação prosseguem esta semana. Nos dias 20 de outubro, a partir das 8h, durante a Feira da Agricultura Familiar (na rua José Luiz Nogueira, Centro), e 21 de outubro, também a partir das 8h, na Feira Livre que acontece no bairro Vila Isa (na avenida Luiz Gonçalves Lessa, 12), as pessoas que estiverem no local poderão acessar uma série de serviços: sessões de auriculoterapia, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, vacinas contra Covid-19, influenza, meningite ACWY, testes de glicemia e rápido de antígeno para constatação de Covid-19, momentos de abordagem de temas relacionados à educação e promoção em saúde e técnicas de higienização bucal, rastreamento de lesões bucais e avaliação e instruções para tratamento dos acontecimentos dentários.
São parceiros da SEMA o SESC/Mesa Brasil, a Universidade Federal de Juiz de Fora/campus avançado de Governador Valadares (UFJF/GV), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e equipes de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social