Analistas da CONAB visitam Banco de Alimentos
As analistas também foram à campo conhecer produtores em cada região que participa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Publicado em 19/10/2023 14:48
Orientar, corrigir, tirar dúvidas e conhecer o cenário da agricultura familiar valadarense: esse foi objetivo da visita técnica realizada hoje (19) pelas analistas da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)/Superintendência Regional de Minas Gerais (SUREG/MG). Na ocasião, elas se reuniram com associações de agricultores familiares, entidades beneficentes assistidas pelo Banco de Alimentos de Governador Valadares, representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Após o encontro, as analistas da CONAB foram à campo conhecer produtores em cada região que participa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A analista operacional do CONAB Mirian Mendes Simões destaca a importância desse contato com os produtores rurais. “A gente vai conhecer como está o programa no município, como está o conhecimento dos produtores, fazer as devidas correções, orientações para que esteja adequado à execução, porque a CONAB também faz a fiscalização desses projetos e essa palavra com os produtores é muito importante porque eles ouvem falar na CONAB, mas quando temos este contato pessoalmente com eles, passam a adquirir maior confiança no programa e as coisas fluem melhor”, enfatizou.
De acordo com o diretor de abastecimento da SEMA, Josimar Correia de Araújo, o encontro é importante para esclarecimento de dúvidas não só dos produtores, mas também dos próprios técnicos da secretaria. “A primeira visita que recebemos dos técnicos da CONAB foi em 2019. Retornaram agora com uma novidade boa: que este ano ainda a gente pode ter três associações contempladas novamente com os projetos enviados ano passado”, comemorou.
A presidente da Associação dos Agricultores Familiares dos Córregos Unidos de Brejaubinha (ACUB), Zelinda Maria de Jesus Silva, viu no encontro a oportunidade de uma nova destinação para excedente de alimentos. “Isso para a gente é muito importante porque está sobrando muito produto no campo. A gente trabalha com o PNAE, mas aquele quantitativo que pegamos já está escoando e acabando. Perdemos muita laranja, abacate, polpa, porque a gente não estava nesses dois últimos anos inseridos no PAA e agora estamos muito felizes com essa oportunidade de participar”, contou.
Como funciona o projeto?
Por meio do Projeto Doação Simultânea, a CONAB compra das associações e doa a entidades indicadas por elas. Geralmente, o Banco de alimentos tem um cadastro e faz essa doação para as pessoas que necessitam. O programa visa ao combate à fome, à inclusão dos agricultores e à entrega dos alimentos no próprio município sem a necessidade de mandá-los para a capital distribuir. Dessa forma, favorece a qualidade dos alimentos, entregando-os mais frescos diretamente a quem precisa.
PAA
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma iniciativa do governo federal na modalidade de compra com doação simultânea. Atualmente, o projeto é executado em Valadares com três associações: a Solo Forte, da região de Penha do Cassiano; Aprobamel, fábrica de doces de banana no distrito de Melquíades; e a Terceira Idade, na região do Córrego dos Prazeres. Neste ano de 2023, o projeto em execução tem um orçamento de R$231.671,00. Entre 2017 e 2022, os projetos executados no PAA movimentaram R$471.732,00.
A importância do PAA está no fato de ser uma política pública que assegura a geração de renda e a fixação do pequeno agricultor no campo, e, em contrapartida, promove a segurança alimentar entre os consumidores, que recebem produtos de qualidade e livre de agrotóxicos da agricultura familiar. O Banco de Alimentos de Valadares atende atualmente 28 entidades socioassistenciais e está localizado na avenida Luiza Gonçalves Lessa, 12, bairro Vila Isa.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social